sábado, 15 de maio de 2010

Música para os meus ouvidos

Durante muito tempo ouvi pessoas reclamando de diversos estilos musicais. Uns diziam que não gostavam de rock pois aquilo não era música, e sim barulho; já outras diziam que axé era música de baiano, de macumba e que fazia mal ouvir a devoção aos deuses, enfim, diante de tantas críticas e a não tolerância pelo estilo musical diverso, resolvi dar uma atenção a tal discussão. O que realmente é musica? Pra que serve na verdade a música? De acordo com o renomado Dicionário Aurélio música é: "arte e ciência de combinar sons de modo agradável ao ouvido". Mas o que é agradável ao ouvido? Aí sim está a grande chave de toda essa discussão, o gosto musical sim é diferente, é particular, pessoal, mas todos os estilos são musicais, e portanto, MÚSICA! A música foi criada para divertir, distrair, acalmar, agradar, descansar, dentre outras, a música é particular, o que me agrada pode não agradar a outrem, a melodia que pode me fazer relaxar, pode fazer outra pessoa ter dor de cabeça, e por isso existem tantos estilos. O conceito de música vai muito além de ser: "a melodia mansa e calma trabalhada juntamente com a voz suave trazendo a tranquilidade e paz interior", além disso a música tem diversas finalidades. Há a música dançante onde se libera energia, movimenta o corpo e serve como atividade física; há tambem a música relaxante, uma ópera por exemplo, onde há uma harmonia entre instrumentos resultando em uma melodia trabalhada; há também a música usada para meditação, dentre tantas outras, até mesmo o tão criticado rock ou o heavy metal, há sim pessoas que adoram o estilo musical, que conseguem relaxar ou desabafar ouvindo tal estilo e até mesmo refletir, já que, geralmente suas letras trazem fazem alguma crítica a algo.
O mais importante nisso tudo é que sempre há um estilo musical que te agrade e o respeito pelo gosto alheio deve sempre existir.

sábado, 8 de maio de 2010

"Lágrimas do céu"

E mais um dia lindo nasce, como todos os outros, não pela beleza estética e formal, e sim pela beleza natural, pois só o fato de amanhecer já se torna lindo por si.
O sol aparece, e logo os traços de uma capital apontam com o passar do dia, o barulho dos carros, buzinas, ônibus, estresse, gritos, chingamentos e afazeres tomam conta das pessoas, tornando assim um "belo" dia comum.
Calmaria? Só se for em uma bela viagem do pensamento ou conversando com "bob marley", mas fora isso, a nada suave melodia da cidade invade nossas mentes sendo capazes até de nos deixar fora de si.
Creio eu que tanto barulho chega a causar dor de cabeça até em São Pedro, onde o resultado de tal tristeza acaba materializado em uma bela chuva, que além de calar vários outros sons, torna a melodia uniforme e mansa, trazendo sim mais calmaria a minha mente.
Acordar ao sábado às 8h da madrugada com uma obra em um apartamento dois andares acima do meu não é nada fácil. Não é nada fácil porque se tem a impressão de que os pedreiros estão marretando sua própria cabeça ao invés das paredes. Aí então resolvo me juntar a São Pedro e compartilhar suas lágrimas à minha profunda indignação.
Talvez as Lágrimas do céu, sejam apenas a concretização do sentimento das pessoas.
A única diferença é que a lágrima que sai de nossos olhos purificam nossa pele, e as lágrimas que caem do céu, de tão tristes que são, simplesmente nos contaminam...

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Um se desfaz e outros se fazem!!!

Engraçado que a cada dia que passa mais e mais surpresas nos acontecem, coisas surpreendentes surgem e pessoas surpreendentes aparecem. Falar da vida parece ser tão fácil, contar o que nos acontece, relatar histórias que ouvimos ou vimos, comentar a vida alheiae tirar conclusões de tudo que vemos, díficil mesmo é entender o pq de tudo isso acontecer. Encontrar nosso objetivo, descobrir o pq e pra que estamos aqui, isso sim não é tarefa nada fácil. Enquanto não descubro isso, continuo comentando a vida...pelo menos a minha(rs).
A cada passo que damos, a cada plano que fazemos e a cada pessoa que conhecemos, está bem diante de nós o futuro incerto, tais coisas podem mudar nossas vidas completamente. Uma pessoa no ponto de ônibus pode ser seu futuro marido, sua futura namorada, ou seu maior inimigo; ir pelo lado direito ao invés do esquerdo pode mudar completamente sua vida, e quantas vezes nos perguntamos: "porque naõ fui por tal rua?", ou, "porque não vou amanha, ou nao fui ontem?", tudo isso faz uma diferença enorme em nossas vidas; e os planos que desde pequenos nos fantasiamos, e que ao modo como fossemos crescendo esses já não seriam os mesmos. Quando criança o sonho de ser adulto logo, quando adulto o sonho de ser criança. A cada dia que passa nossos sonhos e planos vão se transformando em novos sonhos e planos e esses se desdobram em muitos outros.
Acontece que "a cada sonho e plano que se desfaz muitos outros se fazem", porque a vida é feita a cada dia, acordamos todos os dias pra vivermos uma nova vida e essa nova vida nos proporciona sonhos desfeitos e muitos outros feitos, e apenas os que se busca massivamente são alcançados.
A cada nascer do sol nossas vidas se iniciam, e ao se por, temos a certeza que no próximo dia ao nascer novamente uma nova fé e uma nova vida floresce começando mais um dia de uma nova vida!

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010


Debaixo de toda a vida contemporânea encontra-se latente uma injustiça profunda e irritante: a falsa suposição da igualdade real entre os homens. Cada passo que damos entre eles mostra-nos tão evidentemente o contrário que cada caso é um tropeção doloroso. (Ortega y Gasset)